sábado, 24 de janeiro de 2009

Virginia Machado e Arion Kurtz

A música como um estilo de vida
Virginia Machado e Arion Kurtz se encontraram em 2004 e decidiram compor músicas brasileiras. Em 2005 lançaram seu primeiro CD intitulado Outras Visões. Neste, Arion tocava o violão e Virginia cantava. Foram 17 músicas compostas em parceria. Fazer música havia se tornado uma necessidade vital. Os dois são professores universitários e dividem seu trabalho na academia com as horas de lazer dedicadas à música. O CD Outras Visões rendeu entrevistas na imprensa escrita e falada e diversos shows. Em 2006 começaram a elaborar as canções que comporiam seu segundo CD. Foi então que em fevereiro de 2008 gravaram o CD Translógica. São mais 17 músicas novas compostas em parceria absoluta de Virginia Machado e Arion Kurtz. A música brasileira composta tem como referência a bossa nova, o samba, o blues, o jazz, o reagge e o rock. As músicas da dupla estão registradas na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 2008 decidiram fazer parcerias com outros músicos simpatizantes. Esse site é dedicado a todos os emprendimentos da BandaVirg.


Virginia Machado
Virginia Maria Machado Kurtz dos Santos é professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, pedagoga, mestre em Educação pela UFRGS e doutoranda em Educação Ambiental em Rio Grande. É escritora e poeta por natureza. Vem escrevendo a crônica da vida e, vez por outra, vê seus textos publicados. Entre eles, crônicas, poesias e artigos.

Nesta vida já foi de tudo um pouco. Foi professora do ensino fundamental, escriturária, bancária e enfim professora universitária. Foi uma longa caminhada para esta realização. Acreditava que poderia fazer o que quisesse. Mesmo sem saber, já praticava a lei da atração em seu favor mais que ao contrário.

Ao reconhecer a música, em seu encontro com Arion Kurtz, lembrou-se do que estava submerso em sua vida, a sonoridade de sua visão de mundo. O que a vida inspira agora poderia ser cantado. Foi então que Virginia pôs-se a compor com Arion e a cantar acompanhada por ele ao violão. Até o momento são 34 músicas registradas e gravadas.

Na verdade a música sempre esteve presente em sua vida. Seu pai, Epifânio Dias Machado, mais conhecido como Téo, era um violão boêmio da noite portoalegrense. Sua mãe, Clarisse Maria, gostava de cantar. Ela exibia seus graves em lindos tangos e boleros, onde quer que lhe abrissem espaço. Parece que todos nós brasileiros temos uma história de música para contar. É por isso que Virginia vai dizer em um de seus versos que "o mundo precisa... mais música, buscar ondas sonoras...".

Virginia teve também uma história de coral. Estudou no Instituto de Educação Juvenal Müller, numa época em que havia aulas de música e participação voluntária em um orfeão. Quando residiu em São Paulo, porque trabalhava no Banco do Brasil, integrou o coral da Agência Centro.

Hoje ela compartilha da idéia de Arion de que a música passou a ser um estilo de vida. Na casa deles a sala de jantar virou sala de música. Seu objetivo é levar a vida e deixar a vida lhe levar acompanhada pela música, saber que sua música toca nas rádios e emociona as pessoas. É o que mais quer com sua música e canto, emocionar as pessoas...



Arion Kurtz
Arion de Castro Kurtz dos Santos é graduado e pós-graduado em Física pela UFRGS e doutor em Science Education pela universidade de Londres, cidade em que viveu 4 anos. É professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Pertence a Ordem dos Músicos do Brasil, sendo instrumentista, tendo como especialidade a GUITARRA e gênero o POPULAR tendo já registrado 34 produções artísticas junto ao Setor de Direitos Autorais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em parceria com Virginia Maria Machado Kurtz dos Santos, já lançou dois CDs de música intitulados Outras Visões e Translógica.

Arion Kurtz demonstrou seu interesse pelo violão por volta dos seis anos de idade, pois seu pai já tocava o instrumento. Na adolescência iniciou estudos formais de violão popular com o professor Gesse Silva, músico muito conhecido da boemia portoalegrense. Em sua juventude formou o conjunto musical Saratoga, dedicado à animação de bailes e posteriormente o conjunto de rock Ferro Velho. Nesse grupo interpretava músicas próprias ao estilo Led Zeppelin. Em 1975 foi convidado por Paulo Campos (hoje Maestro) e Rui Morselli a fazer parte de um grupo de MPB posteriormente batizado como Cordas & Rimas, juntamente com Kacaio Cunha e Zé Luís Fernandes (hoje conhecido como Zé Caradípia). O grupo se dedicava a apresentação de composições próprias e seu instrumento principal era a viola de 12 cordas.

Arion tem duas filhas, Luísa Kurtz e Larissa Kurtz, e sempre as incentivou para a música. Luísa Kurtz hoje é cantora lírica e integrante do Duo Kurtz-Morejano. Sua mãe, Tirce Castro, é cantora da noite na cidade de Natal, RN. Arion sempre foi admirador de Chico Buarque e Tom Jobim, além de Toquinho e Vinícius e ao longo de sua vida procurou executar as principais obras desses artistas. Recentemente, em seu encontro com Virginia Machado, também professora universitária, escritora e poeta, decidiu tentar passar para o lado dos compositores. Como ele coloca em uma de suas músicas: "...passei muito tempo em vida contemplando cantares, hoje entendo a importância de harmonias construir...". Com Virginia Machado vive em uma casa onde a sala é praticamente um estúdio, com diversos instrumentos musicais. Embora seja professor universitário e goste muito da atividade que realiza, tenta fazer da música um estilo de vida...

www.bandavirg.com